Débitos de veículos podem ser parcelados em até 12 vezes no cartão de crédito

O analista de sistemas e gestor de projeto de agronegócio Moisés Leandro dos Santos foi ao Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) nesta segunda-feira e teve uma boa notícia: os débitos da sua motocicleta poderão ser parcelados em até 12 vezes no cartão de crédito. A dívida pode ainda ser paga de uma vez no cartão de débito.

Moisés Leandro dos Santos foi um dos primeiros condutores atendidos pela ZigNet (Foto: Vanessa Vieira/Correio do Lavrado)

O projeto de parcelamento de dívidas foi lançado nesta segunda e Moisés já se beneficiou. “Foi a mão na luva. Eu vim pegar o espelho de multas, quando me falaram que eu podia parcelar as dívidas”, contou aliviado.

Ele disse que está devendo ‘um bocadinho’, pois comprou a motocicleta de terceiros e tinha multas e licenciamento a serem pagas. “Agora, se Deus quiser, consigo regularizar meu transporte. Essa moto vai ser o start para ampliar meu negócio. Vou fazer delivery nessa moto e pretendo comprar um carro”.

A possibilidade de parcelar a dívida é estendida aos veículos, com placa de Roraima, com multas, IPVA (desde que não esteja em Dívida Ativa), taxas de licenciamento, seguro DPVAT, diárias em pátio de retenção e guincho em atraso. O parcelamento vale tanto para débitos antigos quanto os que estão a vencer. Se constar no sistema do Detran-RR, já pode ser parcelado.

Segundo o diretor-presidente do Detran, Igo Brasil, o objetivo é facilitar a vida do cidadão roraimense. “Para parcelar a dívida, basta comparecer ao quiosque da ZigNet e escolher a melhor maneira de pagar. Tem a opção de dividir em até 12 vezes em vários cartões de crédito, desde que o titular esteja presente”, explicou.

O posto de atendimento da ZigNet funciona ao lado do Detran, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 4214, bairro Aeroporto, das 8h às 16h sem intervalo para almoço, e é o primeiro espaço físico próprio da empresa no Brasil. Nos outros estados, a ZigNet funciona dentro dos Detrans.

 

Redução da inadimplência

Com inadimplência ultrapassando os 56%, o que representa em torno de R$ 25 milhões, um dos objetivos do projeto de parcelamento de dívidas é diminuir esse percentual. “A inadimplência é um problema que afeta vários Detrans e agora o Denatran nos abriu essa oportunidade de parcelamento facilitado. Nós, do Detran, trabalhamos com redução de 20%. A ZigNet é mais otimista e espera reduzir em 40%”, comentou Igo Brasil.

Para facilitar o atendimento, o Detran estuda implantar postos na Casa do Cidadão, no bairro Senador Hélio Campos, e nos dois shoppings de Boa Vista. “Primeiro vamos organizar o serviço na capital. Depois pretendemos colocar polos de atendimento nos municípios maiores para atender as regiões mais longínquas”.

 

Regulamentação

Em julho do ano passado, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estabeleceu, por meio da portaria 149/18, os procedimentos para pagamento parcelado de multas e demais débitos de veículos por meio de cartão de crédito e débito.

ZigNet é a única empresa credenciada a fazer o parcelamento de dívidas de veículos em Roraima (Foto: Vanessa Vieira/Correio do Lavrado)

Depois disto, o Detran-RR estabeleceu os próprios procedimentos, na portaria 708/18, e em setembro iniciou o processo de credenciamento das empresas. A primeira empresa credenciada em Roraima foi a ZigNet. O processo de credenciamento continua aberto.

“Apesar de termos apenas uma empresa credenciada, estamos com o processo em aberto. Prezamos pela livre concorrência entre as empresas, principalmente em relação a taxa de manutenção bancária”, afirmou o presidente do Detran.

O assessor comercial da ZigNet, Leonardo Nogueira, reforçou dizendo que a taxa de serviço da empresa está bem abaixo da praticada em outros lugares. “Somos a primeira empresa credenciada pelo Denatran e atuamos em outros nove estados brasileiros”.

Sair da versão mobile