Fronteira terrestre Venezuela-Brasil será reaberta “o mais rápido possível”

Após quase dois meses de fechamento, a fronteira terrestre Venezuela-Brasil será reaberta. O anúncio foi feito depois de uma reunião entre o presidente venezuelano Nicolás Maduro e o senador brasileiro Telmário Mota.

A informação foi confirmada pelo chanceler Jorge Arreaza, que participou da reunião, e publicada pelo Ministério do Poder Popular para a Comunicação e a Informação. Além da reabertura da fronteira do lado venezuelano, ficou acertado que as atividades comerciais entre os dois países serão retomadas, assim como o retorno gradual do fornecimento de energia.

“Nós concordamos em trabalhar para que a reabertura da fronteira, entre Santa Elena de Uairén e Pacaraima, ocorra o mais rapidamente possível (…) Foi uma visita para a paz (…), para as relações bilaterais. É importante manter relações de respeito mútuo, paz, onde não há intolerância, respeito à diversidade e que não haja ameaças de guerra”, disse o chanceler venezuelano.

Por sua vez, o senador brasileiro agradeceu a vontade do presidente Maduro de restabelecer as relações binacionais. “Sou grato por [Maduro] ter aceitado a proposta de abrir o diálogo, não buscamos interferência”, disse Telmário Mota.

Anúncio foi feito pelo chanceler venezuelano Jorge Arreaza, acompanhado do senador Telmário Mota (Foto: Prensa Presidencial/John Zerpa)
Sair da versão mobile