Descarte incorreto de materiais obstrui rede de esgoto e prejudica meio ambiente

Óleo de cozinha, sacolas plásticas, cabelo, material de construção e até preservativo são alguns dos itens encontrados no sistema de esgoto em Roraima. O mau uso do esgoto pela população obstrui a rede sanitária, danificando as tubulações, causando extravasamentos e transtornos aos moradores, além de comprometer o meio ambiente.

Técnicos da Caer encontram de cabelo a preservativos em poços de visita (Foto: Divulgação/Caer)

“Quando a população liga reclamando para a Caer [Companhia de Águas e Esgotos de Roraima] sobre esgoto extravasando, imediatamente a gente encaminha uma equipe da gerência do sistema de esgoto. A gente faz a abertura do poço de visita [por onde passa a tubulação], faz a limpeza geral e encontra de tudo… Na maioria das vezes, a gente vê muita gordura acumulada, que obstrui a passagem”, comentou a diretora de Engenharia e Gestão Ambiental da Caer, Elizangela de Sousa Rodrigues.

O material indevido na rede de esgoto é proveniente tanto de casas quanto das ruas. “Tem gente que abre os poços de visita, tira ou rouba a tampa de ferro e joga material. A pessoa vê o buraco aberto e despeja material de construção, como pau, pedra… Isso acontece há anos e estamos tentando sensibilizar a população quanto ao descaso do descarte incorreto, principalmente do doméstico”.

Para atender a demanda, a Caer tem um contrato com uma empresa terceirizada que faz a limpeza dos poços de visita e outro, com um caminhão que faz a desobstrução da rede de esgoto. “Temos gasto com terceirizadas porque só a nossa equipe não tem condições de fazer todo esse serviço”.

Coleta de óleo de cozinha

O descarte indevido de óleo de cozinha na rede de esgoto pode ser evitado com hábitos simples, como a coleta do óleo e doação a locais que fazem a reciclagem do produto. “Nosso maior problema é o despejo do óleo de cozinha no esgoto. A Caer tem um ponto de coleta de óleo de cozinha e destina às igrejas, que fabricam sabão caseiro”, disse Elizangela.

(Foto: Divulgação/Caer)

Além da sede da Caer (rua Melvin Jones, 219, São Pedro), algumas Igrejas Católicas coletam o óleo. São elas: Paróquia de Nossa Senhora Consolata (rua Uraricoera, 671, São Vicente); Paróquia São Francisco das Chagas (avenida Capitão Júlio Bezerra, 775, São Francisco); Comunidade Católica Menino Jesus (avenida General Ataíde Teive, 1148, Mecejana); e Comunidade São Bento (avenida General Ataíde Teive, 2386 A, Liberdade).

Sair da versão mobile