Governo suspende visitas a hospitais e unidades prisionais

Como parte do Plano de Contingência Estadual contra o coronavírus em Roraima, o Governo do Estado anunciou a suspensão de visitas a unidades prisionais e hospitais. O decreto será publicado nesta terça-feira, 17.

Nos hospitais, continua permitida a permanência do acompanhante do paciente. Nas unidades prisionais, será realizada a identificação de sintomas em detentos e servidores do sistema penitenciário para evitar a entrada do vírus.

O atendimento ao público nos órgãos estaduais também passará por mudanças e será feito com agendamento prévio para evitar aglomeração nas repartições onde existe maior fluxo diário de pessoas.

A Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social suspendeu as atividades na Rede Cidadania Melhor Idade para idosos a partir de 60 anos de idade. A secretária Tânia Soares ressaltou que 1,2 mil idosos participam das ações do projeto e 31 vivem em abrigos. Como estão classificados em um grupo de risco, a ação da Secretaria é para salvaguardá-los.

O infectologista Alexandre Salomão destacou a importância de planos de prevenção em todo o âmbito estadual. “Esse trabalho é importante para evitar a curva epidêmica alta, diminuindo o impacto com prevenção e orientações”, ressaltou.

 

Recesso escolar antecipado

Como medida preventiva, o Governo decidiu ainda antecipar o recesso escolar de julho nas escolas estaduais. A medida passa a valer a partir desta terça-feira, 17. “Este é um momento que requer muito cuidado e atenção, pois temos mais de 70 mil alunos na rede estadual. A antecipação do recesso não vai causar prejuízo ao calendário escolar estadual e nos dará tempo de buscar novas medidas de prevenção dentro das escolas”, frisou o governador.

Acompanhando a decisão da gestão estadual, a Prefeitura de Bonfim também antecipou as férias escolares de julho. Assim, as aulas nas escolas do município que está na fronteira com a Guiana estão suspensas por 15 dias a partir de terça. “Não temos casos confirmados em Roraima, mas temos uma responsabilidade enorme com a saúde pública. E o nosso município, por ser fronteiriço, demanda uma atenção ainda maior. Não haverá prejuízos às nossas crianças e logo retornaremos às aulas”, disse o prefeito de Bonfim, Joner Chagas.

Mais cedo, a Prefeitura de Boa Vista anunciou a suspensão das aulas nas escolas municipais por 15 dias.

Sair da versão mobile