Roraima é o último estado brasileiro a confirmar casos de coronavírus

Foram confirmados neste sábado, 21, os dois primeiros casos de coronavírus em Roraima. O anúncio foi feito primeiramente pela prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, pelo Twitter.

Estes são os primeiros casos da doença em Roraima, que até agora era o único estado do país sem casos oficiais registrados.

Conforme a secretária estadual adjunta da Saúde, Patrícia Renovato, o casal de pacientes voltou de viagem de São Paulo a Boa Vista, onde reside. Os dois desenvolveram os sintomas da covid-19 e procuraram uma unidade básica de saúde para notificação e coleta do material. “Eles encontram-se ainda em isolamento domiciliar. Estão em quadro estável de saúde e não manifestaram quadro grave”, disse.

Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, serão realizados exames para contraprova no Instituto Evandro Chagas, no Estado do Pará.

Pandemia

Os primeiros casos de covid-19 foram registrados em Wuhan, província de Hubei, na China. No Brasil, o primeiro caso foi confirmado na cidade de São Paulo em 26 de fevereiro. Somente em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde classificou a circulação do novo coronavírus como pandemia, em virtude da propagação e severidade da doença e de sua presença em todos os continentes.

Em Roraima, o primeiro caso suspeito do novo coronavírus foi registrado um dia depois, em 12 de março. O paciente, de 46 anos, apresentou sintomas compatíveis com a doença e teve contato com indivíduo contaminado. O resultado deste primeiro paciente foi negativo. Em pouco mais de uma semana, foram registrados 28 casos suspeitos. Além dos dois confirmados, já foram descartados 14 casos e 12 ainda estão em investigação, sendo nove em Boa Vista e três em Pacaraima.

Sair da versão mobile