Prefeitura de Boa Vista antecipa recesso escolar para manter crianças em casa

Com o avanço dos casos confirmados de coronavírus (covid-19) em Roraima e no país, a Prefeitura de Boa Vista decidiu antecipar o recesso escolar dos alunos da rede municipal de ensino. As férias de julho foram adiantadas para o período de 31 de março a 14 de abril.

O objetivo é manter as crianças em casa, diminuindo a possibilidade de contaminação pelo coronavírus e a disseminação para outras pessoas, por serem vetores. As aulas das escolas municipais já estavam suspensas desde o dia 17 de março em cumprimento ao Decreto 33/2020.

“Antecipar as férias é a forma de manter os alunos em casa por mais tempo sem prejudicar o calendário escolar. O isolamento social é a medida mais efetiva no combate ao coronavírus, porque quanto menos contato as crianças tiverem com aglomerações, menores as chances de serem infectadas e menores as possibilidades de internação e multiplicação dessa doença”, explicou a prefeita Teresa Surita.

@aprendendoemcasabv

Neste período de isolamento social e férias escolares antecipadas, os alunos da rede municipal de Boa Vista contarão com um projeto virtual a ser desenvolvido no ambiente domiciliar: o Boa Vista – Aprendendo em Casa. Inteiramente digital, o projeto já está disponível no Instagram @aprendendoemcasabv.

A partir desta quarta-feira, 1º, diariamente os profissionais da Secretaria Municipal de Educação postarão atividades diferenciadas para a criançada praticar em casa com a ajuda dos pais, durante este período. Serão atividades específicas para cada modalidade de ensino (Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental e indígena).

O intuito é orientar as famílias a direcionarem atividades pedagógicas para seus filhos no ambiente domiciliar, contribuir para que as crianças continuem ampliando seus aprendizados no aconchego de casa e fortalecer os laços afetivos nas famílias.

Para o secretário municipal de Educação, Arthur Henrique, este é um processo importante para que a aprendizagem das crianças não seja interrompida neste período. “Estamos passando por um processo de crise mundial em relação à saúde pública, onde tivemos que chegar ao ponto de suspender as aulas e buscar o isolamento devido ao Covid-19. Nesse contexto, a secretaria está lançando o projeto Boa Vista Aprendendo em Casa, onde queremos auxiliar os pais no contínuo desenvolvimento dessas crianças dentro de casa. Elas precisam continuar aprendendo e não podemos deixar a mente delas ociosas durante todo esse tempo”, declarou.

No projeto virtual, o papel das famílias é direcionar as crianças para que realizem as atividades propostas. Como referência dentro do ambiente escolar, o professor é quem vai interagir tanto na página quanto nos grupos de WhatsApp criados por eles, estimulando alunos e familiares a realizarem as atividades e apresentando sugestões de atividades. Os gestores vão gerenciar e acompanhar os professores neste processo de articulação com as famílias.

As atividades virtuais são extracurriculares e não substituirão a grade curricular presencial. São atividades simples, que fazem as crianças manterem o cérebro ativado, aprendendo e se desenvolvendo tanto social quanto intelectualmente.

Sair da versão mobile