Escola produz telejornal para integrar estudantes durante a pandemia

Como forma de integrar os estudantes neste período de isolamento social, a Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, de Boa Vista, inovou o ensino e criou o telejornal “Alunos Conectados”. A ideia é compartilhar atividades educacionais, datas comemorativas e brincadeiras com toda a comunidade escolar, por meio de um canal no YouTube.

A cada 15 dias, uma nova edição do telejornal é lançada, abordando temas diversos a partir da leitura, escrita, música, brincadeiras e contação de histórias. Alunos e servidores são os repórteres do noticiário infantil, conduzido pelo boneco Darcyzinho.

Solara Barbosa, de seis anos, é uma das repórteres e recebe a ajuda da mãe Luciene Braga para gravar a sua participação no telejornal. “Eu tenho orgulho de participar do jornalzinho ‘Alunos Conectados’. Podemos mostrar nossos trabalhos e incentivar as outras crianças a participarem das atividades da escola”, contou a estudante. “Eles procuram melhorar para mostrar um trabalho bonito para os colegas. Ela [Solara] adora, vê as atividades dos coleguinhas e a gente vê a alegria deles quando participam e quando o jornal é publicado”, comentou Luciene.

Suspensas desde março, ainda não há previsão do retorno das aulas nas escolas municipais em Boa Vista. “Diante do momento atípico que estamos vivendo, as escolas estão se reinventando e criando metodologias inovadoras. Nessa perspectiva, o projeto surgiu objetivando tornar o momento de realização das atividades pedagógicas mais dinâmico e com aprendizado significativo, bem como, envolver todos a participarem das ações da escola e do Aprendendo em Casa BV”, disse a gestora, Edinar Sousa.

 

Edições temáticas

Cada edição do jornal abordou um tema especial. Com atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, a primeira edição – disponibilizada apenas via WhatsApp – contou com a participação dos Guardiões da Natureza, que deram dicas de como cuidar da natureza, plantar e regar as plantinhas.

“Nossa cultura é uma festa” foi o tema da segunda edição, em que os alunos declamaram poesias alusivas ao dia do porteiro e, num cenário especial, Darcyzinho comemorou as festas juninas. Ainda no clima festivo, a criançada fez o “Arraiá da Darcy” na terceira edição, mostrando a culinária e as tradições da época. Os alunos com espectro autista e surdos também foram homenageados.

Para a quarta edição, os alunos prepararam uma homenagem especial para a cidade de Boa Vista, que completou 130 anos no dia 9 de julho. A próxima edição, que deve ser publicada nesta sexta-feira, comemorará os 21 anos de criação da Escola Darcy Ribeiro.

Sair da versão mobile