Rede Pública de Ensino avança, mas continua abaixo da média nacional no Ideb

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apontam que a qualidade do ensino na rede pública roraimense avançou de 2017 para 2019. Porém, ainda está abaixo da média nacional e da meta estipulada para o período.

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a média nacional foi de 5,7, superior à meta para 2019, que era de 5,6. No EF – Anos Finais, a média brasileira foi de 4,6 e a meta nacional era de 5. No Ensino Médio, a média nacional foi de 3,9, bem abaixo dos 4,8 estipulados para o período.

Em âmbito nacional, os dados mostram que em todas as etapas de ensino houve melhorias, mas o país alcançou apenas a meta prevista para os primeiros anos do Ensino Fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano. As metas para os anos finais, do 6º ao 9º ano, e para o Ensino Médio não são alcançadas desde 2013.

 

O Índice

Divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil. Ele propõe equilibrar duas dimensões: o índice de rendimento escolar (média das taxas de aprovação do ciclo avaliado) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.

As três etapas de ensino tanto da rede pública quanto da rede particular são avaliadas: Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; e Ensino Médio.

Todos os resultados do Ideb por estados, regiões, municípios, escolas, metas projetadas, avaliações do Saeb, taxa de aprovação, entre outros, já estão disponíveis e podem ser consultados no site do Inep.

 

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