Projeto do Correio do Lavrado é selecionado para bolsa de reportagens da Universidade de Columbia

O projeto de reportagem “Desenvolvimento em Refúgio: a vida de crianças venezuelanas na Capital da Primeira Infância” foi um dos selecionados para a fellowship de estudos e reportagem sobre a primeira infância para jornalistas sediados no Brasil, Venezuela e Colômbia.

O programa do Dart Center for Journalism and Trauma, da Universidade de Columbia, apoiará 12 jornalistas que desenvolverão projetos sobre os efeitos da pandemia do coronavírus no crescimento, desenvolvimento e bem-estar de crianças pequenas. Os fellows examinarão os efeitos da covid-19 na educação indígena, acesso aos alimentos e bem-estar mental em crianças pequenas, entre outras questões.

De autoria da jornalista Vanessa Vieira, editora de conteúdo do Correio do Lavrado, o projeto investigará as condições em que se encontram crianças de até três anos, filhas de refugiados e migrantes venezuelanos que vivem em um alojamento temporário da Operação Acolhida, em Boa Vista.

A superlotação no dormitório improvisado é um dos reflexos da pandemia do novo coronavírus, que impede a entrada legal e, consequentemente, a regularização migratória dessas famílias no Brasil. Irregulares no País, elas têm dificuldade de acesso a direitos básicos, como alimentação adequada e atividades que estimulem o desenvolvimento infantil. 

A bolsa, que vai de março a agosto de 2021, é dirigida por Fábio Takahashi e apoiada pelas mentoras Mariana Kotscho e Daniela Tófoli. Este programa foi possível graças a doações da Bernard van Leer Foundation (Holanda), Jacobs Foundation (Suíça), Maria Cecilia Souto Vidigal Foundation (Brasil) e The Two Lilies Fund (Estados Unidos).

Sair da versão mobile