65% das escolas roraimenses estão na zona rural

Quase ⅔ dos estabelecimentos de ensino em Roraima estão localizados na zona rural dos municípios. É o que revela o Censo Escolar 2021, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.

Tanto na zona urbana quanto na rural, as escolas municipais são a maioria, seguidas pelas escolas de responsabilidade do Estado. Na zona urbana, existem 42 escolas particulares, enquanto na zona rural esse número cai para uma. Quanto às escolas federais, cinco estão na zona urbana e duas na zona rural.

 

Número de matrículas estável na pandemia

O Censo Escolar 2021 também revelou uma estabilidade no número de matrículas, em comparação ao estudo do ano anterior. As matrículas no Ensino Médio e na Educação Especial apresentaram aumento de 10% e 1,7%, respectivamente; enquanto a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a Educação de Jovens e Adultos apresentaram queda no número de matrículas, com -1,8%, -1%, -16% e -2,2%, respectivamente.

Os resultados têm como base a data de referência do Censo Escolar 2021 (26 de maio) e servem como base para a destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para fins de distribuição dos recursos do Fundeb, são consideradas exclusivamente as matrículas presenciais efetivas.

 

Segunda Etapa

A coleta de dados do Censo Escolar é dividida em duas etapas, respectivamente – a Matrícula Inicial e a Situação do Aluno. Na segunda etapa da pesquisa, que iniciará neste mês, são levantadas informações relativas ao “rendimento” dos estudantes — quantidade de aprovados ou reprovados — e ao “movimento” — quantos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram — ao término do ano letivo.

 

Sair da versão mobile