Mais de 6 mil refugiados e migrantes venezuelanos estão abrigados em Roraima

Neste Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, 6.580 refugiados e migrantes de origem venezuelana vivem em abrigos da Operação Acolhida em Roraima. São nove espaços de abrigamento, sendo sete em Boa Vista e dois em Pacaraima.

(Fonte: Perfil dos Abrigos em Roraima. Dados de 17 de junho de 2022)

Cerca de 47% da população abrigada tem de 18 a 59 anos; as crianças de 5 a 11 anos correspondem a 19% dos abrigados; crianças de até 4 anos são 18%; adolescentes de 12 a 17 anos são 12%; e idosos são 4%.

Os dados são do sistema de registro global da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), onde estão registradas todas as pessoas apoiadas com abrigamento em Roraima.

 

Necessidades específicas

O paniel indica também o percentual de pessoas com necessidades específicas de proteção, que enfrentam barreiras de acordo com critérios de idade, gênero e diversidade. Do total da população abrigada, 34% tem pelo menos uma necessidade específica.

A maioria é de crianças em risco (42,76%), seguida por pessoas com necessidades de proteção legal e física (17,33%) e por pessoas com problema médico grave (11,84%). Há ainda mulheres em risco, pessoas com deficiência, crianças não acompanhadas ou separadas, pais/mães solteiros, pessoas idosas em risco e sobreviventes de violência sexual e baseada em gênero.

Durante e após a coleta de dados, a equipe de campo do ACNUR e parceiros dá seguimento às necessidades identificadas, seja pela gestão de casos mais complexos, ou pelo encaminhamento para serviços da rede de proteção local, complementada pela resposta humanitária.

Sair da versão mobile