Calendário escolar indígena terá 11 sábados e 7 feriados letivos

As aulas do ano letivo 2023 nas escolas indígenas em Roraima iniciam nesta segunda-feira, dia 6. São pouco mais de 17 mil estudantes em 226 escolas em comunidades indígenas. Para cumprir a legislação educacional, que prevê 200 dias letivos no ano, os alunos indígenas terão aulas em 11 sábados e sete feriados ao longo de 2023.

Algumas escolas ainda estão com déficit de professores, o que será sanado em breve após a posse dos novos docentes do concurso público, que ocorrerá nesta terça-feira, 7. Os novos professores vão atuar nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.  Além disso, também há previsão de processo seletivo para contratação de mais professores.

“As escolas que estão com a maioria dos professores à disposição vão iniciar a partir do dia 6. Vamos discutir com os diretores e coordenadores de centros regionais a proposta para um segundo calendário indígena para aquelas escolas que estão com quadro de professores incompleto, que vamos suprir com o processo seletivo indígena e a segunda chamada do concurso”, disse a diretora da Educação Escolar Indígena, Irisnaide Souza.

 

Transporte e merenda escolar

As escolas estaduais indígenas também foram devidamente abastecidas com produtos para o preparo da merenda escolar. Até esta terça-feira, 7, as rotas serão finalizadas com a entrega dos gêneros alimentícios em sete escolas localizadas no sul do Estado e em Pacaraima.

Além disso, o transporte escolar também está preparado para iniciar o serviço nas comunidades indígenas. Atualmente, 6.590 estudantes são atendidos com transporte escolar em rotas realizadas para 91 escolas.

Sair da versão mobile