Boa Vista Junina pretende atrair 100 mil pessoas em seis noites de festa

O clima de arraial está tomando conta de Boa Vista, e quem passa pela avenida Ene Garcez, na altura da Praça Fábio Marques Paracat, já notou a montagem da estrutura da festa, que neste ano acontece de 20 a 25 de junho.

Algumas mudanças foram feitas em relação à estrutura montada nos anos anteriores. A arena junina, onde as quadrilhas se apresentam, ficará no centro da festa e terá maior capacidade de público. “Aumentamos em 30% as arquibancadas da arena. No ano passado, muita gente ficou de fora ou tinha que chegar cedo para garantir o lugar. Então a gente ouviu e colocou mais espaço para que as pessoas possam assistir ao concurso de quadrilhas”, explicou o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista, Dyego Monzarro.

O palco para apresentações musicais ficará próximo à avenida Forte São Joaquim. Ao longo da Praça Fábio Paracat, o visitante terá área instagramável, feirinha de artesanato e gastronomia, Casa de Farinha, arena junina e praça de alimentação. Na avenida Ene Garcez, que será interditada nos dias de festa, serão instaladas as áreas institucional, de concentração e dispersão das quadrilhas, de segurança pública, gastronômica e para food truck.

“O evento vai ter espaço para 170 empreendedores. Tem desde o empreendedor não formal, vendendo produtos ou alimentos, o ambulante, até restaurantes e empresas comercializando seus produtos. É uma festa muito grande, mas que tem muito trabalho sério e gera renda para muita gente”, destacou o prefeito Arthur Henrique.

A expectativa é receber aproximadamente 100 mil pessoas durante as seis noites de evento. “Como estamos num período de chuva, temos várias áreas cobertas para que a gente possa oferecer um conforto para a população se abrigar em caso de chuva inesperada”, comentou o presidente da Fetec.

 

Economia criativa

Vinte e oito grupos de todo o Estado vão participar do Concurso de Quadrilhas, distribuídos em três modalidades: 12 no grupo especial, 12 no grupo de acesso e quatro no grupo emergente. Foram repassados aos grupos R$ 956 mil, como forma de incentivar e valorizar as quadrilhas, com o custeio de despesas.

“Esses grupos fomentam a economia criativa do nosso município, contratando costureiras, artistas plásticos que preparam os adornos e adereços…”, comentou o prefeito. “A estrela principal da nossa festa é, sem sombra de dúvidas, o concurso de quadrilhas, mas a gente foca também no empreendedorismo, na geração de renda e numa festa preparada, segura, para que todos possam participar, com atrações pras crianças, pros idosos, pros adultos, para toda a família de Boa Vista, do cidadão de Boa Vista”, complementou.

No palco principal, 28 artistas locais vão se apresentar ao longo das seis noites de evento. A atração nacional, a banda Os Barões da Pisadinha, se apresentará na primeira noite de festa, trazendo os grandes sucessos da carreira.

 

Maior Paçoca

A distribuição da Maior Paçoca do Mundo já virou tradição e acontecerá na quinta noite de festa, 24 de junho, às 19h. Neste ano, a meta é superar o recorde do ano passado, quando foi produzida mais de 1,1 tonelada da iguaria. “A fabricação da maior paçoca vai iniciar no dia 22 de junho, com a farinha e a carne seca produzidas na zona rural de Boa Vista. Então todo o investimento fica em Boa Vista”, frisou Alda Amorim.

Paçoca será distribuída gratuitamente na quinta noite de Boa Vista Junina (Foto: Katarine Almeida/Prefeitura de Boa Vista)
Sair da versão mobile