Tarifa de energia elétrica fica 10% mais barata em Roraima

A partir desta quinta-feira (25), a tarifa de energia elétrica em Roraima ficará mais barata. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário da distribuidora Roraima Energia S.A. Os índices são os seguintes: 

De acordo com a Aneel, os principais itens que impactaram o reajuste foram os custos de compra de energia e de distribuição.

A Roraima Energia atende 205.966 mil unidades consumidoras em 15 municípios do estado. Desse total, cerca de 48 mil atendem aos critérios da Tarifa Social de Energia Elétrica e ainda não recebem o benefício, que oferece descontos na fatura de energia elétrica para os consumidores enquadrados na Subclasse Residencial Baixa Renda. Esse desconto pode ser de 65% para os primeiros 30 quilowatts-hora (kWh) consumidos no mês, com outros descontos até o consumo final de 220 kWh/mês. Já as famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único que atendam aos requisitos têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês.

 

Audiência pública

Em novembro de 2023, a Aneel realizou audiência pública para debater a revisão da tarifa de energia elétrica no Estado. Técnicos da Aneel apresentaram indicadores de qualidade, componentes da tarifa e os cálculos relativos à distribuidora. Os índices inicialmente calculados pela agência eram os seguintes:  

Sair da versão mobile