Hospital Universitário Federal terá bloco destinado a povos indígenas

Mais um passo foi dado rumo à implantação do Hospital Universitário Federal em Roraima. Nesta quarta-feira (7), a Universidade Federal de Roraima e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação, assinaram um protocolo de intenções para a implantação do HU-UFRR.

Entre os serviços que serão oferecidos estão: assistência médico-hospitalar, ambulatorial, apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, além da prestação de serviços de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação de profissionais da área da saúde. A previsão é ampliar o número de leitos, além de criar Centros de Imagem e Cirúrgico e Ambulatório de Especialidades Médicas.

Outra novidade é a construção de um bloco destinado aos povos indígenas. “Vamos construir um complexo hospitalar indígena, para os dois DSEI’s [Distrito Sanitário Especial Indígena], respeitando as suas peculiaridades, a sua cultura, as suas práticas, usando a infraestrutura do hospital, UTIs, bloco cirúrgico, farmácia (…) e adaptando, ou na verdade, construindo enfermarias, consultórios adaptados à cultura indígena, tanto do DSEI Leste, quanto do DSEI Yanomami”, anunciou o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

“Isso é uma novidade enorme em termos brasileiros, em termos do SUS, é um cuidado com uma população muito sacrificada, uma região estratégica para o País, uma região em desenvolvimento, mas que tem muitas carências”, completou. 

Inicialmente o investimento para as obras será de R$ 50 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. Ainda conforme o secretário Helvécio Magalhães, a expectativa do Ministério da Saúde é que mais R$ 50 milhões sejam investidos no Hospital Universitário, oriundos do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Próximos passos

Equipes da UFRR e da Ebserh realizarão um diagnóstico do hospital e planejarão a operação do novo HU, incluindo a definição de pessoal, orçamento e melhorias necessárias. “Esse grupo de trabalho tem como objetivo definir a cara assistencial desse hospital. Ou seja, definir o que nós vamos atender e trazer de novo para a população, fortalecendo a saúde pública”, destacou o reitor da UFRR, Geraldo Ticianeli.

Representantes do Ministério da Saúde, da UFRR e da Ebserh visitaram o Hospital das Clínicas, onde funcionará o Hospital Universitário (Foto: Vanessa Vieira/Correio do Lavrado)
Sair da versão mobile