Carnaval atrai turistas e deve movimentar mais de R$ 10 milhões em Roraima

A folia do carnaval contagia não só os foliões, mas também a economia, principalmente a venda de produtos carnavalescos, os serviços de bares e restaurantes e o setor do turismo. Estimativas feitas pela Fecomércio Roraima, com base nos dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, indicam que o carnaval de 2024 em Roraima deve movimentar R$ 10,7 milhões em atividades relacionadas ao turismo.

“Em ritmo de recuperação, o valor estimado para este ano deverá ser 9,8% superior ao valor apresentado em 2023. O setor de turismo é o responsável pelo aumento nas vendas, abrangendo tanto os gastos com as tradicionais festas de carnaval, quanto as despesas com hospedagem, alimentação, transporte, entre outros serviços”, explicou o assessor econômico da Fecomércio, Fábio Martinez.

Na capital, a festa está atraindo pessoas de outras cidades. “A gente teve um contato com a rede hoteleira de Boa Vista nesses dias, e a gente percebeu que os hotéis estão realmente superlotados, está vindo muita gente de fora de Boa Vista. Toda essa população é muito bem-vinda, traz recurso, traz dinheiro para a nossa economia, para as pessoas que estão trabalhando aqui”, destacou o prefeito Arthur Henrique. “Aproveito para fazer o convite para conhecerem os pontos turísticos principais da nossa cidade, o Parque do Rio Branco, conhecer a Praça da Nova Cidade, o Mané Garrincha. É uma cidade realmente democrática, com muitas opções de lazer, não só no carnaval durante a noite, mas também durante o dia”, completou.

Festa reúne foliões em seis pontos da cidade (Foto: Vanessa Vieira/Correio do Lavrado)

Organizado pela Prefeitura de Boa Vista, o carnaval neste ano acontece em seis pontos da cidade. “São mais de 100 espaços ambulantes, para venda de produtos, praça de alimentação e espaço para artesanato. Enquanto as pessoas se divertem, outras ganham dinheiro nesse momento de festa”, reforçou o prefeito.

 

Segurança no trânsito

Com objetivo de conscientizar a população para um trânsito mais seguro, a prefeitura está realizando a campanha “Cuide-se! Seu carnaval não precisa acabar assim”, com a instalação de placas com mensagens de conscientização e a simulação de um acidente ao lado, em locais estratégicos e de grande circulação de veículos em Boa Vista.

“A gente tem uma série de campanhas educativas acontecendo há muitos anos. Em 2023, nós conseguimos uma redução do número de acidentes e de óbitos em acidentes de trânsito na nossa cidade. Mas, no carnaval, a gente sempre vê os números de acidentes aumentarem”, disse Arthur Henrique.

Campanha segue até o fim do carnaval (Foto: Giovani Oliveira/Semuc BV)

“Escolhemos oito pontos de grande circulação de motoristas na cidade para colocar esses carros capotados, simulando acidentes de trânsito, e com mensagens que fazem as pessoas refletirem sobre uma pequena distração que pode causar um grande acidente, pode causar um óbito. É uma campanha que impacta, que choca as pessoas, mas que com certeza faz refletir”, afirmou o prefeito.

Ele ainda deu dicas para os foliões curtirem a festa em segurança: “Eu quero aproveitar para convidar as pessoas para o carnaval, mas também dizer para virem sempre com responsabilidade. Se for beber, não dirigir, andar de táxi, com motoristas de aplicativo, ter o motorista da vez… Se divertir, mas sempre pensando em preservar a vida das pessoas”.

Sair da versão mobile