Vacinação contra a dengue inicia em Boa Vista; Crianças de 10 e 11 anos devem ser imunizadas

Em Boa Vista, a vacinação contra a dengue será iniciada nesta quinta-feira (29). Inicialmente crianças de 10 e 11 anos são o público-alvo da campanha, que funcionará em dois pontos fixos: terminal de ônibus Luiz Canuto Chaves, no Centro, e no Parque Germano Sampaio, no bairro Pintolândia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Com esquema vacinal estruturado em duas doses e intervalo de três meses, no mínimo, para dose de reforço, o imunobiológico é recomendado tanto para crianças que já pegaram dengue, quanto para quem nunca foi infectado pela doença. Mas, para quem já foi infectado pela doença, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal.

Além de Boa Vista, a estratégia de vacinação contra a dengue contemplará em Roraima os municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

 

Dia D

Neste sábado (2), será realizado o Dia D de combate à dengue, uma mobilização nacional para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’.

“Faço aqui um chamamento à sociedade, para que esteja conosco no Dia D – Brasil unido contra a dengue, no próximo sábado. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, alertou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

(Arte: Ministério da Saúde)

Atualmente, 17 unidades da federação estão com incidência de dengue 1 em níveis acima do esperado. Dessas, 15 estão com tendência crescente, e espera-se que essa tendência persista pelo menos até o final de março, em boa parte do país. Nas primeiras oito semanas de 2023, a incidência da dengue em Roraima era de 2,8 e, no mesmo período de 2024, já atingiu 32,7.

Sair da versão mobile