WhatsApp, YouTube e Zoom foram as principais ferramentas utilizadas por escolas durante a pandemia em Roraima

Um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) durante a segunda etapa do Censo Escolar 2020 identificou que 76,7% das unidades de ensino em Roraima utilizaram aplicativos ou ferramentas como WhatsApp, YouTube e Zoom para a realização de atividades escolares desde o início da pandemia da covid-19.

Outras ferramentas, como o Google Classroom e o Microsoft Teams for Education, também foram utilizadas, assim como plataformas desenvolvidas especificamente pelas secretarias de Educação. Entretanto, 21,3% das escolas não utilizaram nenhuma ferramenta ou plataforma.

Embora a internet tenha sido grande aliada de professores e alunos com a adoção do ensino remoto, apenas 13,1% das escolas disponibilizaram equipamentos para os professores, como computadores, notebooks, tablets e smartphones, e 2,4% disponibilizaram acesso gratuito ou subsidiado à internet em domicílio aos docentes.

Para os alunos, o percentual foi bem menor: somente 4,4% das escolas disponibilizaram equipamentos para uso do aluno (computadores, notebooks, smartphones) e 1,2% das escolas ofereceram acesso gratuito ou subsidiado à internet em domicílio aos estudantes.

Quase a totalidade das unidades de ensino (94%) disponibilizaram materiais de ensino-aprendizagem impressos (livros didáticos impressos, apostilas, atividades em folha) para retirada na escola pelos alunos ou responsáveis para entrega em domicílio, enquanto 45,6% publicaram materiais de ensino-aprendizagem na internet (vídeos, podcasts, publicações em redes sociais, plataformas virtuais e aplicativos para celular). Aulas ao vivo ou gravadas também foram transmitidas pela TV, rádio ou internet.

Quanto à forma de monitoramento da participação dos alunos nas atividades de ensino não presenciais, o recolhimento das atividades pedagógicas foi a escolha da maioria das escolas (94%), seguido pela comunicação do professor com alunos e pais (84,7%), chamada eletrônica (18%) e relatórios de acesso à plataforma virtual (15,7%).

De acordo com o Censo Escolar, Roraima dispõe de 847 escolas, sendo 802 públicas (sete federais, 370 estaduais e 425 municipais) e 45 escolas privadas. Apenas uma não respondeu ao questionário do Inep. Todas as escolas suspenderam as atividades presenciais de ensino-aprendizagem e quase 90% ajustaram o término do ano letivo em decorrência das medidas de enfrentamento da pandemia de covid-19. 

 

Volta às aulas?

Do total de escolas roraimenses, 98,1% não voltaram às atividades presenciais do ano letivo de 2020. Dezesseis unidades de ensino, sendo 15 particulares e uma pública, retomaram as atividades presenciais.

Todas adotaram medidas sanitárias, como aumento da frequência da limpeza rotineira dos ambientes e das superfícies; monitoramento da temperatura de alunos e profissionais ao chegaram ao ambiente escolar; uso constante de máscara e proteção facial por alunos e profissionais; restrição de circulação e de aglomeração nas áreas comuns da escola; e divulgação de informações e orientações sobre a covid-19.

Parte das unidades de ensino reduziu o número de pessoas no ambiente escolar, com rodízio de alunos ou adoção de horários diferenciados/reduzidos; capacitou os profissionais para a identificação dos sintomas da doença e para o monitoramento de ausência de alunos; e adequou a infraestrutura física, com a instalação de pias para a lavagem das mãos, construção de salas para reduzir o número de alunos por turma e aumento da ventilação natural.

Em 11 escolas, foram registrados casos de profissionais ou alunos afastados por covid-19 depois do retorno das aulas presenciais.

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