Imagine uma escola na qual todos os funcionários – professores, coordenadores, diretores, responsáveis pela biblioteca – integraram a leitura à rotina diária. Imagine que todos os dias letivos são iniciados lendo e interpretando uma obra de um autor clássico, seja nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura ou nas de Matemática, Física e Química.
Difícil acreditar que essa escola existe e que fica no Brasil? Pois existe! É contrariando o senso comum e acreditando no poder da leitura que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Conceição de Souza, de Clementina, no interior de São Paulo, tem a missão de cultivar o hábito de ler em todos os seus 550 alunos, divididos em turmas que vão do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Por isso, eles realizam todos os dias o que chamam de “Leitura Inicial”.
A ação, que já virou rotina naquele ambiente escolar e é incentivada por todos no dia a dia, consiste na definição, por cada professor, de um livro que será lido e estudado no início de cada dia. No início da aula, um trecho da obra escolhida é lido e discutido em sala, para depois transformar-se em um projeto maior que é exposto para toda a escola, sobre as obras e os autores estudados no período.
Manter a rotina de leitura foi possível após a escola aderir ao projeto social Philos – Amigo da Biblioteca, que cede gratuitamente a escolas públicas municipais e estaduais de todo o país o software Philos, desenvolvido para a gestão de bibliotecas escolares.
“O software facilitou muito o nosso trabalho. Informatização é a base de tudo hoje em dia. Antes os registros eram por escrito. Agora, com a tecnologia, basta colocar uma informação da obra no sistema e temos um resumo completo, com título, autor, todas as informações. O projeto é uma excelente iniciativa. Vem como uma ajuda para municípios menores, que não têm tanto acesso a esse tipo de tecnologia, mas que podem dar aos alunos novas experiências com a leitura”, relatou Lucivânia Garcia, auxiliar de biblioteca da Escola Maria Conceição de Souza.
Evolução da comunidade escolar
O projeto Philos – Amigo da Biblioteca contribui para a organização de bibliotecas e salas de leitura, agilizando a catalogação de livros e controle dos empréstimos feitos pelos alunos.
Escolas municipais e estaduais de Educação Básica (Ensino Infantil e Fundamental I e II) de todo o país, devidamente registradas na Secretaria de Educação, podem aderir ao projeto social. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do projeto Philos.
Atualmente, 457 escolas em todo o Brasil fazem parte do projeto. Os estados de Minas Gerais e São Paulo são os que têm número mais expressivo de inscritos, com 151 e 128 cessões do software, respectivamente. Para Roraima, estão disponíveis 33 cessões do software, sendo cinco para a capital e duas para cada município. Até o momento, nenhuma escola no Estado utiliza o software.
A cessão inclui os serviços de módulo gerenciador, terminal web, um operador simultâneo, hospedagem na Prima® e vídeo-treinamento. Funciona por tempo indeterminado e sem limite no tamanho do acervo. A escola precisa ter acesso à internet, pois o software é 100% web. Como não necessita de servidor local ou instalação nas máquinas, o sistema fica leve e de rápido carregamento.