Leilão de energia para Roraima será realizado nesta sexta-feira

Está marcado para esta sexta-feira, dia 31, o leilão de atendimento de energia para Roraima. O certame, que será realizado em São Paulo, vai contratar dois tipos de produtos: por potência e energia. Na modalidade potência, está prevista a contratação dois subprodutos, gás e renováveis, e outro, de demais fontes.

No leilão serão negociados contratos com início de suprimento em 28 de junho de 2021. No primeiro subproduto, serão contratadas soluções de suprimento que tenham como fontes primárias gás natural ou renováveis, com término de suprimento em 27 de junho de 2036. No subproduto demais fontes serão contratadas outras soluções não enquadradas nas opções anteriores, com término de suprimento em 27 de junho de 2028.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 156 empreendimentos se cadastraram para o leilão, dos quais 79 para o produto potência, com 4.761 MW de capacidade instalada, e 77 para o produto energia, com 1.245 MW. Os projetos somam 6 gigawatts (GW) de capacidade instalada.

 

Segurança energética

O leilão é visto pelo Governo Federal como uma alternativa sustentável para a segurança energética de Roraima. Em abril, durante visita a Roraima, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, garantiu que até junho de 2021 o Estado terá novas fontes de energia a um custo mais baixo que as termelétricas.

Paralelo ao leilão, o Governo Federal segue com a previsão de iniciar as obras do Linhão de Tucuruí, no trecho Manaus-Boa Vista, no segundo semestre deste ano.

Sair da versão mobile