Vídeos em línguas indígenas orientam como combater o coronavírus

Uma iniciativa da Universidade Federal de Roraima, em parceria com o Instituto Insikiran, está levando informação sobre o novo coronavírus às comunidades indígenas em cinco línguas. Mais de 70 mil indígenas vivem em cerca de 340 comunidades no Estado, segundo dados parciais da Secretaria Especial da Saúde Indígena.

Cinco indígenas orientam – nas línguas Ye’kwana, Wapichana, Yanomami, Taurepang Pemon e Taurepang e com legenda em português – como evitar o contágio da doença, que já levou a óbito um yanomami, de 15 anos, em Roraima. Os vídeos estão disponíveis no canal da UFRR no YouTube e compartilhadas via WhatsApp.

“Esta é mais uma ação da campanha ‘Vamos Todos Cuidar de Todos’, realizada pela Universidade Federal de Roraima. Nosso objetivo é conscientizar a todas as pessoas e, por isso, tomamos a iniciativa de levar informações sobre os sintomas e formas de evitar o contágio da covid-19 nas línguas indígenas Ye’kwana, Wapichana, Yanomami, Taurepang Pemon, Taurepang, que são algumas das etnias indígenas presentes em nosso estado”, informou a instituição.

As orientações valem para todos: “O coronavírus causa infecção respiratória, febre alta, tosse forte, dores e dificuldade de respirar. Para evitar o contágio com esse vírus, você deve: lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel; cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; ficar a mais de dois metros de outras pessoas; manter os ambientes bem ventilados; não compartilhar objetos pessoais. Vamos todos cuidar de todos”.

Vídeo em Taurepang Pemon

Vídeo em Wapichana

Vídeo em Yanomami

Vídeo em Taurepang

Vídeo em Ye’kwana

Sair da versão mobile