Ano letivo na rede estadual inicia em abril, ainda em formato remoto

O ano letivo 2021 na rede estadual de ensino começará em abril. Alunos e professores continuarão em casa, como acontece desde o início da pandemia, quando a Secretaria estadual de Educação e Desporto adotou o ensino remoto, com atividades via internet ou em material impresso. As aulas presenciais continuam sem previsão de retorno.

Para os alunos já matriculados na rede estadual, a renovação da matrícula será automática. Também no mês de abril será lançado o edital para novas matrículas.

A novidade para este ano letivo será a aquisição, por parte da Secretaria de Educação, de dados patrocinados (internet) para atender estudantes e professores. Sem maiores detalhes, a Seed informou que o processo foi licitado e aguarda liberação de orçamento. A pasta também vai adquirir uma plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem, para que professores ministrem as aulas utilizando uma ferramenta específica.

 

Fim do ano letivo 2020

O ano letivo 2020 está previsto para encerrar até 31 de março. As escolas terão até o dia 19 deste mês para realizar processos avaliativos com os estudantes. Conforme resolução do Conselho Estadual de Educação (CEE), está autorizada a realização de avaliações não presenciais.

As unidades educacionais também vão trabalhar a Busca Ativa Escolar, estratégia que tem o objetivo de não permitir que nenhum aluno seja deixado de fora do processo educativo. A Busca Ativa vai permear todos os processos, desde avaliação até a entrega das notas finais. Assim que o professor detectar a ausência de algum aluno na avaliação deverá informar o nome para o coordenador pedagógico da escola, que irá acionar os professores orientadores para realizarem a Busca Ativa possibilitando que o aluno ausente retorne para a escola.

 

 

Leia também: Ano letivo 2021 na rede municipal de ensino de Boa Vista começa em maio

Sair da versão mobile