Mais de 618 mil venezuelanos entraram no Brasil desde 2017; 58% não ficaram no país

De janeiro de 2017 a maio de 2021, 618.525 venezuelanos entraram no Brasil. Desse total, 359.503 não ficaram no País, o que corresponde a 58%. Os dados são do Subcomitê Federal para Recepção, Identificação e Triagem dos Imigrantes, divulgado nessa sexta-feira (2) pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Dos migrantes que não ficaram no Brasil, uma parte viajou para outros países, correspondendo a 37% do número total de entradas. Os outros 21% correspondem a pessoas que voltaram para a Venezuela. Assim, o saldo migratório, ou seja, o número de pessoas que ficaram no Brasil é de 259.022.

(Imagem: Reprodução/OIM)

Quanto à regularização migratória, estão em aberto 71.264 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado e 52.201 pessoas foram reconhecidas como refugiadas.

Com o início da pandemia do novo coronavírus em março de 2020, os números de registros de residência temporária e solicitações de reconhecimento da condição de refugiado caíram drasticamente.

(Imagem: Reprodução/OIM)

Naquele mês, o Governo brasileiro fechou a fronteira terrestre com a Venezuela e outros países da América do Sul, restringindo a entrada de estrangeiros no Brasil. Passado mais de um ano, a fronteira foi parcialmente reaberta, e a regularização de pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária foi retomada.

Sair da versão mobile