Prefeitura de Boa Vista quer apoio federal para ampliar atendimentos do Hospital da Criança

Hospital DA CRIANÇA - Ft Richard Messias

Hospital DA CRIANÇA - Ft Richard Messias

Único hospital de referência em saúde infantil de Roraima, o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) é gerido pela prefeitura de Boa Vista. O Executivo municipal afirma que a unidade atualmente está sobrecarregada, e por isso busca auxílio do governo federal para aumentar a capacidade de atendimentos em um momento em que, além de atender às demandas da capital e do interior, também recebe crianças indígenas durante a crise sanitária enfrentada pelo povo yanomami.

O HCSA possui 187 leitos de internação, 15 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e cinco de trauma. Segundo a prefeitura, todos já estão ocupados, e o arrocho no atendimento da unidade se dá pela absorção de muitos pacientes chegam ao local em situação grave ou são encaminhados de hospitais particulares e há 40 crianças venezuelanas internadas no local.

De acordo com a prefeitura, no dia 8 de março, o Hospital da Criança registrou 77 crianças indígenas internadas, sendo 65 yanomami. Conforme ressaltou a gestão municipal, até o momento, esta foi a maior alta registrada de internações de crianças da etnia desde o início da vigência do decreto da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) do governo federal.

Desde janeiro, o hospital já atendeu, aproximadamente, 300 crianças yanomami.

O prefeito Arthur Henrique (MDB) está em Brasília esta semana, onde busca apoio e recursos do Ministério da Saúde para aumentar o número de leitos, contratar profissionais de saúde e poder atender a todos os pacientes.

“Temos articulado junto ao governo federal formas de solucionar essa crise que estamos vivendo em nossa saúde. O Hospital da Criança é o único de referência em saúde infantil e é natural que a demanda seja alta, pois recebemos pacientes não apenas de todo o Estado, como também de nossos dois países vizinhos e até do Amazonas”, disse o prefeito.

 

Trauma

Na quarta-feira (15), o HCSA entrou em obras de ampliação do setor do trauma, que até então funcionava com cinco leitos. Duas enfermarias foram anexadas ao espaço, que agora terá 10 leitos.

Sair da versão mobile