Quatro alunas do campus Boa Vista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) criaram um mapa tátil tridimensional destinado a pessoas com deficiência visual para a aprendizagem de Geografia, por meio do sistema de escrita em braille combinado a um sistema eletrônico, com informações sobre os estados brasileiros.
As estudantes Luiza Nelí e Maria Nascimento, de Eletrônica, e Laura Aguiar e Fernanda de Lira, de Eletrotécnica, todas do 2o ano do Ensino Médio, integram a equipe ElectricGirls7. Elas foram selecionadas, junto a outras 19 equipes, pela Power4Girls, iniciativa da Embaixada e Consulados dos EUA que tem como objetivo empoderar meninas por meio do estímulo à criatividade e inovação.
“A gente fez um protótipo, que é um mapa do Brasil. Ele tem um sistema sonoro, com informações sobre os Estados brasileiros com as nossas vozes. E também tem braille e a impressão 3D, para que as pessoas com deficiência visual consigam sentir cada pedacinho”, explicou Fernanda.
Luiza complementou: “Geralmente os materiais para as pessoas com deficiência visual são aqueles livros em braille, que molham, amassam… O nosso não. Além de o material ser mais interativo, ele possui o braille e esse alto-relevo aqui”.
O protótipo pode ser replicado para outras disciplinas, além da Geografia. “Pode ser uma tabela periódica, uma tabuada… E tudo interativo, o que eu acho que torna mais legal para a pessoa aprender”, comentaram as alunas, que apresentarão o projeto no evento de encerramento do programa em Brasília (DF) nesta semana.
Segundo a professora Deborah Deah, orientadora do projeto, ao longo do ano, as estudantes tiveram mentorias com pessoas da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, participaram de webnários e conversaram com CEOs de grandes empresas, como Google e Rock in Rio, sobre empreendedorismo.
“Com o projeto, a gente não aprendeu só a parte didática, mas também a parte de trabalho em grupo, de perder a timidez, de apresentar a parte do empreendedorismo. E eu acho que isso nos constitui muito como pessoas também. A gente aprendeu mais sobre inclusão, a acessibilidade e como a gente deve dar importância a isso”, disse Luiza.
Aguardando recursos
Com o mesmo projeto, as alunas foram selecionadas para participar da Mostra Nacional de Robótica, que acontece de 8 a 12 de outubro no Centro de Convenções de Salvador (BA), e aguardam os recursos para a viagem. Na Mostra Presencial, os estudantes apresentarão o projeto para o público e para avaliadores. Os projetos mais bem avaliados concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior CNPQ/MNR, para que o trabalho continue sendo desenvolvido. “Se tudo der certo, a gente também vai viajar para Salvador”, afirmou Deborah.