Denarium quer reduzir estrutura do governo e manter 9 secretarias

A reforma administrativa do Governo do Estado deve ficar pronta ainda em fevereiro. O anúncio foi feito pelo próprio governador Antônio Denarium (PSL), durante a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, dia 19.

“Hoje temos mais de 70 unidades orçamentárias e, na nossa reforma administrativa, vamos ficar com oito secretarias e a Casa Civil. Com isso, vamos reduzir o custo da máquina pública”, citou. Atualmente, o Estado possui 17 secretarias, incluindo a Casa Civil. Há ainda órgãos da Administração Indireta.

Essa é mais uma das medidas anunciadas pelo governador para sanear as contas estaduais. Denarium defende também a devolução de veículos alugados e demissão de servidores comissionados.

Sobre a reforma administrativa, o presidente da Casa Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), afirmou que ainda não sabe o teor do texto. “Mas vamos votar. Entendemos que tudo o que for para contingenciar as despesas para os servidores não deixem de receber seus salários, as empresas não deixem de receber seus pagamentos e os poderes não deixem de receber o duodécimo é um avanço importante”.

 

Orçamento aprovado até sexta-feira

Enquanto a reforma administrativa não é apresentada, os deputados estaduais discutirão e aprovarão o Projeto de Lei Orçamentária Anual. A previsão de Jalser Renier é aprovar a peça orçamentária ainda esta semana.

“Vamos discutir o Orçamento já essa semana para que tenhamos um cenário favorável. Quero votar essa semana ainda. Depende muito dos deputados estaduais, da Comissão de Orçamento, mas minha vontade é votar ainda esta semana”.

 

Roraima 2030

Durante discurso na abertura dos trabalhos do Legislativo, o governador Antônio Denarium foi vaiado pela plateia, formada principalmente por servidores estaduais e candidatos dos concursos públicos, como da Polícia Militar.

Servidores estaduais e concurseiros protestaram contra Denarium (Foto: Vanessa Vieira)

Mesmo sob vaias, Denarium manteve a fala, citando que recebeu um estado devastado, diante das dificuldades provocadas pelo que chamou de “desgovernos anteriores”. “Precisamos deixar para trás todas as amarras e desavenças. A campanha eleitoral ficou para trás. Agora precisamos lutar e defender uma só bandeira. Agora somos todos por Roraima, com metas, objetivos e com o coração cheio de esperança”.

O chefe do Executivo estadual apresentou o projeto estratégico Roraima 2030, que começa na reforma administrativa, visando o crescimento econômico. Elencou ainda a interligação com o Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia pelo Linhão de Tucuruí e o asfaltamento da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus.

“Foi definido com o presidente [Jair] Bolsonaro e com o ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, que ainda esse ano o Linhão ficará pronto. É um compromisso do presidente com a necessidade do nosso povo. Quanto a infraestrutura, pleiteamos junto com outros governadores da região Norte o asfaltamento da BR-319. Com isso, vamos acabar com a dependência do transporte fluvial e melhorar o escoamento da produção, atraindo mais investidores e gerando mais emprego e renda”.

Sair da versão mobile