Entre os dias 9 e 12 de dezembro, clientes que possuem débito com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima poderão negociar dívidas, registrar queixas e tirar dúvidas sobre a fatura e o consumo mensal durante o Mutirão de Conciliação de Débitos, realizado pelo Tribunal de Justiça de Roraima e pela empresa.
Esta é a primeira vez que a Caer realiza uma campanha para que os maiores devedores quitem suas dívidas junto à companhia. Os valores dos débitos não foram divulgados. Conforme o procurador jurídico da empresa, Deusdedith Ferreira, o mutirão envolve as reclamações pré-processuais da Caer inscritas para a conciliação “Queremos negociar com nossos devedores sem comprometer tanto o orçamento de cada um”, afirmou.
Durante o Mutirão de Conciliação, com audiências que serão realizadas em seis salas do Fórum Sobral Pinto, das 8h às 12h, a Caer vai oferecer aos clientes descontos de até 100% nos juros e multas, parcelamento em até 60 vezes na própria fatura ou 12 vezes no cartão de crédito, além da redução do percentual da entrada, em 10% da dívida negociada.
O assessor jurídico do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, que atua em conjunto com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do TJRR, Shiromir Eda, destaca que a alternativa do acordo é uma ferramenta importante para a população e para as empresas na resolução de questões. “A partir dele, a empresa passa a usar a conciliação como uma alternativa para a redução da inadimplência, já que oferece possibilidades de negociação, que também podem ser vantajosas para o consumidor”, ressaltou.
Apesar de o mutirão ser voltado para os maiores devedores, a companhia vai oferecer as mesmas vantagens para qualquer cliente que tenha dívidas com a Caer. Para negociar diretamente com a empresa, os usuários com débitos podem se dirigir à sede da companhia, na Rua Melvin Jones, 219, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. No interior, o atendimento ocorre das 7h30 às 13h30.
Para saber sobre os valores em atraso e a vencer, o cliente pode utilizar as plataformas oferecidas pela Caer, entre elas, o Aplicativo Caer Mobile, disponível para os sistemas Android e IOS, onde é possível ter acesso ao código de barras da fatura, os totens de autoatendimento, onde o usuário pode imprimir a segunda via de contas atrasadas ou ainda utilizar o atendente virtual “Ed” e a Loja Virtual, que podem ser encontrados no site, onde são ofertados os mesmos serviços.