Clientes de 23 bancos já podem bloquear ligações das instituições financeiras com ofertas de crédito consignado a aposentados e pensionistas, por meio do serviço “Não Perturbe”. A medida é semelhante à já adotada pelas empresas de telefonia em julho do ano passado.
Para bloquear essas ligações, os interessados devem cadastrar os números fixos e de celular ligados ao próprio CPF no site naomeperturbe.com.br. A partir do bloqueio, os bancos têm até 30 dias para se adequar e não realizar mais as ligações. O link para realizar o bloqueio também estará disponível nas páginas das instituições financeiras que aderiram ao programa, responsáveis por 98% do volume da carta de crédito no Brasil.
Os bancos que aderiram à Autorregulação do Crédito Consignado são: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Santander, Agibank, Alfa, Banco do Nordeste, Banrisul, Barigui, BMG, BRB, Cetelem, CCB, Daycoval, Estrela Mineira, Inter, Mercantil, Pan, Paraná Banco, Safra, Sicredi e Votorantim.
Além de bloquear as chamadas indesejáveis, a Autorregulação do Crédito Consignado terá outras medidas, como a criação de métodos para desestimular essa oferta em excesso a aposentados e pensionistas. A multa para quem descumprir a solicitação pode chegar a R$ 50 milhões, segundo determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).